O Brasil só perde para a África do Sul quando o critério é o custo do minuto de ligação de telefone celular, segundo reportagem de Julio Wiziack, na edição da Folha de São Paulo desta segunda-feira. O levantamento foi feito pela consultoria europeia Bernstein Research.
As tarifas de telefonia celular no Brasil são elevadas porque o governo brasileiro não abre mão de impostos e as operadoras não querem baixar o valor extra cobrado por minuto de seus clientes quando estes telefonam para um assinante da concorrente, diz a reportagem.
Em média, o consumidor brasileiro paga R$ 0,45 por minuto, segundo a pesquisa, em chamadas locais para celulares da própria operadora. Esse valor passa de R$ 1 caso a chamada termine em um número da operadora móvel concorrente. A carga tributária, em média, é de 42% do preço por minuto ao consumidor. O setor diz que é uma das cargas mais pesadas do mundo.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informa que já contratou uma consultoria especializada para ajudá-la a definir o modelo de custo dos serviços prestados pelas operadoras móveis. O trabalho deverá ser concluído em 18 meses.
Crescimento
No último dia 19, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que o Brasil teve 23,3 milhões de novos acessos à telefonia móvel em 2009, um crescimento de 15,4% no setor de telefonia móvel no país. O resultado só é pior que o apresentado em 2008, quando os brasileiros adquiriram 29,6 milhões de novos celulares.
Agora, o país tem 173,9 milhões de acessos, uma densidade de 0,9 celular por pessoa. Só em dezembro, houve um incremento de 4,2 milhões. Segundo a Anatel, foi o melhor mês do ano para o setor.
São cinco os Estados que possuem mais celulares que habitantes: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e, a partir de dezembro, Rio Grande do Sul.
A região Norte é a que mais avança na relação de celulares por habitante. O crescimento de teledensidade na região em 2009 foi de 21,27%. Enquanto isso, a região Sudeste registrou crescimento de 16,39%.
Eae Ademar Queria parabenizar o programa E se você podesse dá um alô para a cidade de Tenente Ananias-Rn no dia:16/07/2010 Bodas de Ouro de Raimundo Bernardino e Maria Horácio meus sogros.
EI TORCEDOR LEGAL, ESSE POTAL DE MENSAGENNS É COISA SÉRIA, AI VEM VC VEM DIZENDO ESSA COISA DE .... FLAMENGO COM BANGÚ( PRESIDIO) É FLAMENGÚ. BÃÃÃÃÃÃ DEIXA DE VC SER BESTA BOBÃO. KKKKKKKKKK
Tayrone ainda está meio perdido a frente da coordenação da campanha de Ricardo Cotinho, exemplo disso foi o timido lançamento da chapa na cidade de Sousa. Muitos politicos de peso se fisseram presentes. Ao Contrário das outras cidades, Sousa ficou devendo um movimento a altura, nem mesmo a massa de cargos de confiança, secretarios e diretores se fizeram presentes na sua maioria. Abra o olho Fábio.
Jonas vc parece inteligente,mas perdeu uma boa oportunidade de ficar calodo,é desse jeito que os GADELHAS faz a cidade Sorrir: Portanto, quem faz SOUSA chorar são eles pq quem é Deputado Federal é Marcondes. quem é dep.estadual é Leonardo,Sec de infr.Est. é Renato Gadelha, o vale dos dinossauros está a cargo do estado e quem tá no est. são lhagalha. Imagine se essa turma fisesse Sousa CH...