É muito comum que determinados indivíduos atravessem a vida inteira aparentando desvalia e pobreza que não correspondem às suas realidades. Pode-se dizer que se trata de um "falso self ao contrário".
Geralmente essas pessoas vivem uma situação pirandeliana (Pirandelo). Elas procuram uma doença que possa explicar as suas dificuldades de adaptação à vida moderna; dificuldade para vencer a competitividade exigida de cada um de nós; dificuldade para atingir o grau de excelencia exigido em qualquer atividade humana.
Elas precisam de uma explicação para a sua falencia em satisfazer a esses requisitos.
E uma das explicações mais viáveis e mais à mão, sem dúvida, é a explicação de estar impedido por alguma doença. Hoje em dia, a doença que mais incapacita é a depressão.
Outro grupo de pessoas vivencia aquilo que chamamos de situações comportamentais: são pessoas que nao deram certo na vida; isso existe. Nao podemos dizer que nao deram certo porque eram deprimidas, nao deram certo porque nao deram certo. Estão no lugar errado sob circunstâncias adversas e nao conseguem dar certo.
Isso nao é depressão, e tambem não é destino; são circunstancias. O homem nao vive fora de suas circunstancias.
As causas mais frequentes que levam a essa aprarencia de esvaziamento e pseudodepressão são:
- medo de atrair inveja retaliadorea dos demais (um modelo disso é a passagem bíblica de José e seus irmão.).
- medo de vir a ser considerado, pelos outros, uma inesgotavel fonte de provimento das necessidades deles, e daí o risco de vir a ser exigido, cobrado e sugado.
- necessidade de proteger as pessoas com quem convive, a partir da fantasia de que um estado de felicidade seu pode ser entendido como um tripúdio àquelas pessoas, as quais, por isso, ficariam magoadas, humilhadas e deprimidas.
- necessidade de sofrimento que certos individuos se impoem, como uma especie de "cota de sacrifício". Trata-se geralmente de pessoas que, quando crianças, foram programadas a conseguir as coisas e os afetos de que necessitavam às custas de muita reclamação, choro e sofridas negociações com os seus pais.
O choro fácil é uma manifestação habitual nesses pacientes, mas na maioria das vezes não expressa um estado de sofrimento, mas sim, uma senha para conseguir algo, ou não ser dele privado. Pode-se mesmo dizer que para esses indivíduos pseudodeprimidos a exibição de sofrimento funciona como um passaporte para o amor.
Uma prova disso é a legião de pessoas "deprimidas", tentando ser consideradas incapacitadas para o trabalho e obterem "benefício" do INSS.
São levas de pessoas desvalidas no mundo globalizado, geralmente mulheres donas de casa, sem capacitação profissional e portanto sem chances de se inserirem no mercado de trabalho.
Estão "deprimidas" e nao encontram nenhum motivo para saírem da "depressão". Ser incapaz gera renda e a recuperação da capacidade de trabalho termina sendo um mau negocio. Significa a perda da capacidade de sobreviver.
Dr.Sandro Soares
bibliografia complementar: Funcamentos Psicanaliticos - David Zimerman
IMPORTANTE!
O Sertão Informado não se responsabiliza pela autoria e teor deste conteúdo. Este é de inteira responsabilidade do autor.
AD, A FAMÍLIA DE NONATINHO ACABARAM COM A JUSG E AGORA ESTÁ AGREGADA NA PREFEITURA, DIZEM Q NEM A AÇÃO GLOBAL ACONTECEU EM S GONÇALO PQ A CORRINHA E O PLINIO BOICOTARAM. Q PRESTÍGIO É ESSE DESSE POVO Q NEM VOTO TEM? MAS A VERDADE VEM AÍ E É BOMBA.
ADEMAR,A RUA JOSÉ GADELHA CAMARÃO NÃO TÉM FUCHICO NÃO...FUCHICO TÉM É NA RUA MARCOS DE PAIVA GADELHA ESSA RUA É CAMPEÃ,TUDO POR CAUSA DE UMA COSTUREIRA VEIA HINGIADA E UMA NEGONA COM CARA DE CACHORRO DE BALÁIO...AS MALACABADAS PASSA O DIA NAS CALSSADAS OLHANDO A VIDA DOS OUTROS,ATÉ NO PSF ELAS VÃO INCOMODAR QUERENDO SABER QUE DOÊNÇA AS PESSOAS TÉM.ELAS DEVIAM PEGAR UMA VASSOURA PRA VARRER OU VUAR.
dema gostaria de sabe se esse presidente do sousa ideal não vai fazer a academia já que não pode fazer mais festa faça pelo o menos a academia para os sócios pq tds os clube daqui de sousa já tem academia só no sousa ideal q não tem vamos presidente fazer algo para q os sócio passe a frequenta o clube e só assim eles começa a paga e os q não pagarem suas mensalidade não usa a academia obg...
Ademar. anda essa para Prisser. veio a Sousa para denuciar as coisas erradas, concordo com ele. agora manda ele denuciar as boca de fumo. air eu digo que ele é arrochado. ou não é errado isso em Sousa.vai que tua Perisser.
Ademar quero resistra o aniversario da minha nora ADRIANA que está aniversariando hoje parabens da sua sogra TEREZINHA seu espozo, FLAVIO, de seus filhos, TOMÁZ, E MARIA LUÍZA ela que reside no bairro SORRILANDIA-1 obg por me atender, um abraço!!!
oi ademar.esculto o seu programa todos os dias aqui no rio.e entrei no site sertaoinformado e vi uma reportagem do meu sobrinho moises que esta fazendo sucesso ai em sousa ,fiquei muito feliz e queria agradecer o pessoasl do site pelo o apoio e carinho com por q ele merece.queria tambem que vc mandasse um alo para a familia mela mela la no angelim.muito obg e boa tarde
Ademar aqui em Marizópolis o coronel demitiu a secretaria de saude e agora vai nomear a mulher dele que nao tem curso superior em nada e pra melhorar a situação dos babões dele ele afastou os médicos os exames foram todos suspensos enão paga as babonas que estão com 5 meses sem receber salario na saude e de fazer pena das babonas estão afundando o chão de andar na casa dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.